John Lennon e Dimebag Darrell: infelizes e felizes marcas

O dia 8 de dezembro vai ser lembrado todo ano como uma data triste pelo assassinato em 1980 de John Lennon, o beatle que foi ousado a ponto de dizer que sua banda era mais conhecida do que Jesus Cristo. Um gênio.

E para o público do Heavy Metal a data não poderia ter ficado ainda mais maldita 24 anos depois quando também foi assassinado o guitarrista Dimebag Darrell, um mestre em seu instrumento, que assim como Lennon acabou vítima de um fã imbecil.

Você vai ler e ouvir várias mensagens por aí lembrando os 31 anos sem Lennon e os 7 anos sem Dimebag, mas como isso acontece todo dia 8 de dezembro há 31 anos com o principal nome dos Beatles e a 7 anos com o guitarrista do Pantera, preferi lembrar das “armas” utilizadas pelos dois.

Além das coincidências nas datas e formas de morte dos dois músicos, também há um fato difícil de rebater em termos de escolha de suas guitarras. Enquanto você pode ver por aí muitos guitarristas usando as clássicas Fender Stratocaster e Telecaster ou Gibson Les Paul ou Gibson SG, a escolha de ambos foi longe da mesmice e causou vários seguidores.

Em 1960 na cidade de Hamburgo, John Lennon comprou uma Rickenbacker 325 capri que ficou marcada ao ser portada pelo músico no início de carreira dos Beatles, quando Lennon a pintou com a cor preta e eternizou a marca com o som limpo criado pela guitarra.

O modelo tem escala Rosewood, braço e corpo em Maple, captação Ric, tarrachas Schaller e o preço acima dos R$ 7 mil.

Já Dimebag Darrell deixou como sua marca registrada o uso de guitarras em formato Flying V, principalmente pelo modelo Razorback, da Dean. Com diferentes modelos de pintura em uma época em que isso foi bem mais fácil do que para Lennon, Dimebag fazia sua música ir para outro lado, com o som mais sujo e agressivo.

A guitarra usada por Dimebag tem o corpo e braço em mogno, escala Rosewood, formato em V, ponte Floyd Rose e custa mais de R$ 3 mil.

Sim, sempre é bom reverenciar os gênios da música, mas é importante não esquecer das velhas companheiras deles nos momentos de glória.

//
//

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.