Uma letra pode mudar muita coisa

Uma simples letra pode fazer enorme diferença na música. Não, não estou falando na letra cantada, que muitas vezes não faz a menor falta, e sim de uma consoante no nome de uma banda.

Você provavelmente já ouviu falar da banda paulista NX Zero. Pois é, se trata de um daqueles grupos que fazem o ‘rock atual’ parecer a trilha sonora ideal para o programa da Xuxa.

Pois acredite que se você trocar a letra inicial do nome da banda poderá encontrar algo um pouco mais pesado e mais sujo. Sim, como fui avisado recentemente por Maurício Dehò, existe uma banda chamada FXZero.

Para não ser injusto na comparação, escolhi para colocar aqui a música que considero a melhor do NX Zero, chamada “Só Rezo” (obs.: peguei a original, pois já vi que surgiu uma versão por aí que avacalhou com tudo, coisas de uma banda by Rick Bonadio).

Sejamos justos. O instrumental da música é muito bem executado, o ritmo é bom, a melodia não é nada mal…Sim, o vocal não é lá grande coisa. E até a letra (agora sim estou falando daquela que você pensou no começo) não fica naquela típica de Pagode mela-cueca dos anos 90, ao contrário de boa parte que este grupo já criou.

Mas se você ainda acha que falta um pouquinho de virilidade, pode pular direto para conhecer o FX Zero, uma banda norte-americana bem menos famosa que foi criada em 2005, quatro anos depois da brasileira.

Enquanto o NX Zero tenta fazer o que se chama de New Rock, Hardcore Melódico ou Emocore, o FX Zero se arrisca a misturar Metal Progressivo com Hardcore e também não é lá grande coisa.

Com um som de Heavy Metal mais melódico e variações esquisitas de ritmo, o vocal gutural de Michael Tudda parece não combinar muito com a música que é tocada pelo grupo. A produção do álbum Skyholm (2011) também é um pouco pobre.

O som do FX Zero é aquele caso em que o sujeito que gosta muito do gênero talvez ache legal. Só ele. Qualquer semelhança com o caso de quem gosta do NX Zero, é mera coincidência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.