A volta dos que não foram

Toda vez que um músico ou uma banda anuncia uma turnê de despedida, não consigo me convencer da honestidade deles para com os seus fãs. Afinal, se os caras não se suportam mais, qual o motivo para darem uma esticadinha?

Aí você vai ouvir sempre aqueles argumentos de fãs defendendo o grupo que admira dizendo que seu músico já ganhou muito dinheiro e não precisaria fazer uma turnê caça-níquel. Mas faz!

O mais recente caso no Rock de entrar nesta barca furada é a banda alemã Scorpions, que há dois anos anunciou que faria uma turnê para se despedir dos fãs, além de um último álbum de estúdio intitulado Sting in the Tail (2010). Ok, o disco foi muito bom, os shows tiveram público razoável e então a banda deveria ter acabado, certo? Errado!

Após o lançamento de uma coletânea regravada neste ano, surgem agora rumores de que o Scorpions pode se apresentar novamente no Brasil em setembro de 2012. Ora, mas aquele show em São Paulo no ano passado não foi anunciado como o último no país? Foi e agora eles devem fazer o que seria o show derradeiro da carreira no ano que vem. E aí se render, quem sabe fazem outro disco, outra turnê, ou param por uns dois anos e depois fazem uma reunião…

E isso não é exclusividade das bandas de Rock. Para o público pagodeiro quem acaba de fazer uma turnê de despedida com shows lotados é o Exaltasamba. Ah, você confia neles? Então coloco cinquentinha na mesa e aposto que depois de gravarem trabalhos solo e encherem a burra, os caras decidem voltar daqui uns três ou quatro anos no máximo.

É desconfortável, os fãs podem acreditar nas boas intenções dos músicos, mas a realidade é que a arte também gira em torno do dinheiro e quanto mais o bolso estiver cheio, melhor. Condenável? Diria que não, desde que os músicos passem a deixar isso mais claro e parem com essa ladainha de que fazem tudo por amor ao público e não ligam para aquele chequinho gordo que pinga na conta.

Uma consideração sobre “A volta dos que não foram”

  1. Quando foi anunciado, em 2010 “o fim” da banda SCORPIONS, foi mencionado que A TURNÊ DE DESPEDIDA DE DURARIA 2 OU 3 ANOS. Portanto ainda está do dentro do prazo. E se voltarem atrás ótimo! Então segura a língua pra falar depois, se for o caso, e espero mesmo que seja!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.