Parangolé repete trecho de música do Angra. Plágio?

Uma discussão entre músicos via Twitter ajudou na coleta de material para este post na tarde desta terça-feira, após a acusação de plágio por parte de integrantes da banda de heavy metal Angra contra o grupo de pagode/axé Parangolé.

Como este é um dos principais temas do blog Espelho Mau, resolvi dar uma conferida na música “Asevixe”, do Parangolé, e de primeira já percebi a cópia sem nenhum pudor de um riff de guitarra da música “Nova Era”, do Angra.

Com fãs do Angra inflados pelo baixista Felipe Andreoli e o guitarrista Kiko Loureiro, o cantor Léo Santana, do grupo de axé, se defendeu pelo Twitter afirmando não conhecer o Angra e lembrou que sua música já é tocada há pelo menos quatro anos… Mas a música do Angra foi registrada há dez anos.

“Nunca ouvir musicas desse Angra que você está falando. Só ouvir falar no nome da banda. Se levaram essa música lá, é problema dos compositores”, postou Léo Santana no Twitter. “Vou até falar com os parceiros pra ouvir mais Angra pra copiar mais ainda. gostei do plagio de tomba ê!rsr”, completou o cantor de axé, além de frases que o blog se recusa a escrever, já que o leitor não é obrigado a ler palavras baixas.

Pela lei as características para identificar um plágio são:

  • Compassos idênticos: A lei diz que duas músicas não podem ter mais de 4 compassos iguais. Vale lembrar que nem sempre ritmos parecidos são plagiados.
  • Letra da música: Duas músicas não podem ter letras idênticas, nem pode-se copiar as chamadas “palavras rítmicas” (exemplo: “Tê-tetere-teretetê”).
  • Ritmo e “batida”: Duas músicas diferentes podem ter ritmos e “batidas “muito semelhantes, para “desempatar” isto usam-se 3 conceitos : Análise da letra, análise das notas e consenso entre os autores.

Agora tire suas conclusões. Se é plágio ou não, é certo copiar frases musicais inteiras de uma obra em outra?

Anúncios

83 comentários em “Parangolé repete trecho de música do Angra. Plágio?”

  1. Rpaz, esses caras não teem oque inventarem mesmo viiu , Como léo chegou a dizer , que isso já fazem 4 anos . e hoje que eles vem reelembrar isso ! Tudo isso querendo colocar a melhor banda de pagode, pra baixo . isso sabendo que a banda ta no aogi , nunca ouvir falar dessa , banda [ angra ] . unica coisa que tenho a dizer é boa sorte a léo sempre , e ao parangolé que eles continuem com o belo trabalho deles . e todos tem que fazer o mesmo que léo não se abalar com notiçias que não tem nada aver , emfim parangolé melhor banda da bahia !

    1. Meu Deus!

      ELE NÃO SABE NEM ESCREVER E QUER ARGUMENTAR NUMA DISCUSSÃO!

      Me desculpem pelo Caps, mas ando indignada com esse povo que nunca foi a uma aula de português. Sabem nem articular pensamentos e raciocínio, que dirá se expressar em palavras…!

    2. Ao caro amigo que disse que não conhece a banda Angra, e que a música do Parangolé foi feita a 4 anos.

      Primeiramente, como o autor da matéria escreveu, a música da Banda Angra “foi registrada a 10 anos”, isso mesmo, 10 ANOS!
      Segundo, o fato de VOCÊ, e do vocalista da “banda” Parangolé não conhecerem a banda Angra, não faz com que o fato de o riff ser copiado deixe de ser relevante.
      Terceiro, os posts do Léo no Twitter, foram em sua maioria, ele jogando a culpa nos “compositores”, sem citar o fato de ele ter postado aquela frase de baixo calão.
      Quarto, a banda Angra, entre outras, é uma das precursoras do Metal em terras brasileiras, só por isso já merecem respeito devido a sua importância no cenário músical, outro fato irrelevante, é o reconhecimento do Angra não só em terras brasileiras, mas também em solo Francês, Japonês, entre outros, inclusive, grande parte dos fãs de Angra são japoneses, um pais onde a banda esta em um patamar elevado( um nível cultural maior gera pessoas com mentalidade superior). E a tão famosa banda Parangolé? tão famosa quanto dizem apenas pelo fato de terem estourado UMA música no carnaval? e fora do País, qual o reconhecimento de Léo Santana e sua trupe?

      Finalizando, acho que o Angra deveria sim entrar com um processo por plágio, ja que isso se encaixa perfeitamente nas definições do mesmo.

    3. tá loco!!!!! a pessoa ser ignorante é um problema dela, mas ser surda também aí não dá…é claro que foi plagiado e o próprio guitarrista disse que copiou de uma video aula do kiko loreiro ( guitarrista do angra),termino como comecei…tá loco

  2. Isso é um plagio descarado do Angra alem de ter insultados varios fãs
    esse cara merece um processo e rapido!!!

  3. Pra mim são tudo pessoas IGNORATES, O Léo faz do jeiito dele como quer e do jeito qe bem entender pois alí até cantando ATIREI O PAU NO GATO vai fazer sucesso!

    1. Definitivamente, os defensores do Parangolé não gostam de estudar.
      Deviam estar mais ocupados dançando um axezinho na praia.

      1. Realmente não estranharia se eles fizessem versão pra “atirei o pau no gato”, Pois o nível intelectual dos caras não passa muito disso ai mesmo não. E com certeza ficaria bem aquém da versão de falcão, que até fazendo palhaçada, é bem mais critico e inteligente do que esses caras quando querem falar serio (se é que já tentaram ou se é que conseguem)!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      2. Os erros gramaticais agridem meus olhos, mas tudo bem. Não acho que seja uma exclusividade dos fãs do Parangolé. No que diz respeito ao plágio, a banda baiana errou ao não pedir permissão (autorização, seja lá o que for) para utilizar o trecho da música. E o vocalista errou ainda mais por se expressar de maneira tão agressiva e deselegante. As partes interessadas que tomem as medidas cabíveis, caso julguem necessário. Mas acho interessante essa “mescla” musical, desde que feita de maneira respeitosa e coerente.

    2. “Pra mim são tudo pessoas…” = Concordância verbal, um dia precisará dela para não ser taxado de ignorante também, rsrs…

  4. cara mesmo que não fosse configurado plagio, voce tem que pedir autorização pra usar partes da musica dos outros.

  5. Postei o último comentário ai, mas relendo agora, acho que fui agressivo e não muito respeitoso com o rapaz que gravou o plágio, se puder não aprovar o comentário, prefiro, me deixei levar e escrevi de forma mal educada.
    Abraços

  6. Tem gente q acha q fazer sucesso é sinal de qualidade, é por causa dessa gente q as radios e outros veiculos de comunicação estão tomados por porcarias !!! A musica do angra tem na base de uns dez anos essa M _ _ _ _ do parangolé tem 4, segundo esse tal de leo, e mesmo já tendo 4 anos de plágio, continua sendo plágio. Como qualquer outro trabalho do parangolé, sem criatividade nenhuma. Pra quem não conhece o Angra, ta bom de conhecer nem q seja pra dizer q tem respaldo pra discutir. Esse tal de leo devia ficar no lugar dele, moderar a boca e agradecer caso o Angra não resolva processar o grupinho dele.

  7. “Ah mais já fazem 4 anos blá blá blá..”

    Plágio é plágio. Quero ver se pegarem um trabalho de quem defende o ato do Parangolé e fazer dinheiro com ele para ver se não mudam de idéia rapidinho.

    Se for pra reproduzir, tem que pedir autorização, caso contrário é ato criminal!

    Da pra ouvir pelo audio que não é uma regravação. Apenas isolaram a faixa da guitarra da musica Nova Era e reduziram o tempo, o que é pior ainda. Como alguem grava uma musica como sendo de sua autoria sem saber quem são as pessoas que tocam determinado trecho da musica?

    Piada.

  8. Nossa, tah muito igual. Se o Parangolé não teve a intenção, tudo bem, isso até pode ocorrer, mas isso é cópia irmão. Pode até rolar processo!! Mesmo não gostando do som que o grupo baiano faz eles deveriam retratar-se. Bater boca, baixar o nível via twitter, pra quê? Respeitem o Angra! E agora como fica isso?? O Angra tem 20 anos de estrada, respeitem isso Parangolé!! Rogério Santos – Maré/RJ

  9. KKKKKK
    Engraçado: Angra, uma banda com extensas turnês MUNDIAIS, 20 anos de história e o melhor line up do Brasil, e esse tapados dizendo que não conhecem… Tem bahiano que é uma piada…
    Sempre vão existir os que estarão com a razão. Os fãs do Paragolé vão defendê-la até o fim… mas o que é certo, é certo: Foi plagio.
    Qd for pra justiça e for comprovada a historia, tudo terá fim… ou a bahia vai se revoltar

  10. Desculpa + não vi nenhum plágio… Acredito q o Léo esteja falando a verdade.. tbm nunca ouvi falar dessa banda.. pra qm conheçe o Parangolé sabe q eles tbm usam guitarra no pagode e eu acho massa…E outra.. isso faz tempo kra..tem neem graça.. depois de anos vcs querem inventar plágio? se o Parangolé não fizesse sucesso ninguém inventava plágio..Agora td mundo q usar guitarra tá plagiando o Angra… Noossa.. me poupe disso…Não tem show pra fazer e fica inventando plágio… vão acusar q banda agora? Restart?

    1. “Não tem show pra fazer e fica inventando plágio”
      Como assim??? eles acabaram de vir de uma turnê europeia ….

    2. Não conhece Angra?

      Não me admira. Mal sabe escrever Português correto.

      Cada banda tem o público que merece.

    3. Sim, depois de anos, meu caro. A não ser que sejam 70 anos (Lei 9610 Cap. V Art. 96 de 1998) após o falecimento do autor/compositor da peça, no caso do Edu Falaschi e Kiko Loureiro.
      Isso é lei aqui no Brasil e não há nada que o Parangolé possa fazer, a não ser que o Kiko ou Edu não queiram entrar com processo. Porém, como o próprio Kiko disse: “Os fãs estão pedindo e é um prato cheio para os advogados…”

      Se você sabe usar a internet para pesquisar seus assuntos favoritos, use-a para saber mais sobre o que você pode e o que você deve. Hoje não é mais necessário que você vá até uma entidade jurídica para consultar as leis, o próprio governo fornece isso online. Oh, já adiantando seu caso: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9610.htm

      Proponho o seguite:
      1. Pegue uma música do seu grupo de pagode/axé favorito.
      2. Agora copie e decore todos os arranjos e acordes (se for o caso) e também a letra.
      3. Cante, meu filho, cante como um sabiá enfurecido e apareça com isso, nem precisa ser muito, só o suficiente para ganhar um troco. Não use o Youtube, eles estão de olho…
      4. Okay, pronto. Parabéns.
      5. Agora espere a intimação por parte do seu grupo de pagode/axé favorito.

      Boa tarde.

    4. não seja ignorante, foi plágio sim, e ne todas as bandas que usam guitarra plagiam, só o parangolé, me revolta pois o kiko loreiro assim como eu estudou muito e investiu muito tempo em seu instrumento pra ganhar um renome mundial, e isso é uma tremenda falta de respeito…no mais o guitarrista do parangolé assumiu o plágio

    5. Eu sei que estou meio atrasado mas pelo amor de Deus tira seu comentario daqui!!!
      Ta falando besteira o Angra não toca em casinha de show barato onde se voce não estiver armado te dão uma faca pra voce entrar. Os cara faz turne mundial e não só na Bahia e nordeste. Nada contra a Bahia mas pelo o numero de musicos que lá tem deveria ter mais informaçoes do mundo da musica. Pega o angra e pede para a banda apresentar seus diplamas de musicos!!! 100% da banda é formada pedi para o Parangolé!!10% chutando alto!!! Cuidado com que fala se não conhece fica quieta ou quieto!!!

  11. Pelo amor de qualquer coisa pagodeiros, APRENDAM A ESCREVER! Esses analfabetos invadem as redes sociais cheios de razão e assassinam o português a cada absurdo que digitam! E ainda querem discutir com os outros, tenham dignidade e vergonha na cara pelo menos! Vocês são a vergonha de qualquer baiano que tenha o mínimo de educação e senso do ridículo!
    Ouçam menos pagode e leiam mais livros, porque até para se defender do que te acusam pela net vocês precisam no mínimo saber escrever direito para não se afundarem mais ainda na lama!
    (O primeiro comentário foi mais indgnado, esse aqui é mais adequado para aprovação, rs.)

    1. CONCORDO PLENAMENTE!!!
      Amo o Angra e acho que o Edu e o Kiko Loureiro deviam SIM mandar processo nesse parangolé aí, nunca ouvi essa banda, mas só de ouvir o ritmo de uma das músicas que mais sou fã e ouvi e ouvi tantas vezes eu consigo dizer… É PLAGIO SIM!!!
      Não tenho nada contra os axé/pagodeiros, mas pelo amor de DEUS, APRENDAM A ESCREVR!! Querem expor sua opinião (mesmo estando errados) tuuudo bem, mas por faovr, exponha de modo corretooo!!!
      Não é tão difícil gente!!

      De qualquer maneira, adorei o seu blog Rubens, vou começar a acompanhá-lo…
      Beijões e boa sorte \o/

      1. OPS faltou uma letra lá,
        é APRENDA A ESCREVER!!! (só reforçando ;*)

  12. Mas que vergonha da Bahia! Essa gente esta invergonhando nossa amada Bahia. Bahia de Gil, Caetano, Gal, Bethânia, João Gilberto! … Novos Baianos!! E tantos outros mestres da música popular brasileira. Mas o que se vê hoje no mercado musical brasileiro, e principalmente nordestino, são bandas sem nenhum conhecimento musical, e pouquissima criatividade! O que resulta em plágios como esse, e tantos outros.
    Meu namorado esta cursando a UCSAL e a UFBA ambas em música. E se eu listar os inúmeros plágios que ele já encontrou em letras de pagode, ficaria escrevendo horrores aqui. Pois bem, o Angra deveria processar o parangolé, para que eles aprendam que copiar é ilegal, afinal pirataria É CRIME!
    Por fim, só consigo pensar em uma coisa: Salvem a nossa Bahia…

    1. Bahia tbm de Raul Seixas, de Pitt, Luiz caldas(esse pode ter sido propulsor do axé, mas ultimamente ta fazendo um trabalho muito bom, vale a pena conferir: http://www.myspace.com/luizcaldas) pena que essa galera saia queimando tudo, se eu fosse baiano, e visse esses caras achando que estão engrandecendo a bahia com esse lixo, me sentiria mal pra caramba. A bahia tem coisa boa, com certeza não é parangolé, que estigmatiza a bahia e suga a “energia mental” dos outros.

  13. Nao é AOGI…é AUGI…e ninguem ta querendo colocar a suposta melhor banda de pagode p baixo…ela vai se afundar por si propria..

  14. Que comentario tosco esse ultimo que entrou aqui…primero que nao é AOGI…é AUGI…segundo que ninguem ta fazendo nada para colocar a suposta melhor banda de pagode para baixo..o que acontece é que nenhum musico quer ver seu trabalho ser usado dessa maneira e ainda ser debochado com comentarios infames e sem fundamento algum..mas é isso mesmo..esse tal de Leo Santana é muito do desbocado e burro, nem sabe escrever direito..estou aqui torcendo para ele ser processado..nada contra o parangole..mas essas agressoes ao Angra doeram em mim..e olha que nem sou fã do Angra..apenas reconheco o trabalho deles em fazer um som de qualidade que nao depende de nenhum sistema imbecil p fazer sucesso..

  15. Esa pesoas invejozas soh falam pq naum fasem nd. o PaRaNgOlé toca esa muscica ah 4 anos como o leo falo, naum tem pq falar fica falado ai, vcs deveria se toca ter um poco de sesmancou viu!! nunca ovi falar nese grupo angra, pois gosto de parangolé e to com leo pare de axar pelo em ovos os stilo naum tem nd a ve pq ia copia????! affff……..

    1. Todo mundo que entra defendendo o Parangolé fala: O Léo Santana falou que já fazem 4 anos que tocam essa música. Se você comenta em um texto é aconselhável que você leia o texto na íntegra antes, ENTENDA, e pesquise se possível sobre o tema, mas já que o povo que tá defendendo o Parangolé não está disposto a ler eu vou resumir: NOVA ERA FOI COMPOSTA A 10 ANOS!!!. Antes de falarmos de plágio, vamos falar da Educação Brasileira… Muita gente ainda não tem capacidade de compreensão de textos ou então capacidade de uma redação de texto compreensível!!!
      Gosto de Metal, não tanto de Angra, mas é de dar raiva em qualquer um isso!

    2. Por que todos os defensores do parangolé ensistem em falar errado??
      E qual é a da ladainha de “Fazem 4 anos”??? Tudo bem, Fazem DEZ anos que o Angra lançou essa música e mais DEZ anos de sucesso mundial…
      Espera, acho que quem tem que dizer AFF, somos nós fãs do Angra, ou se não fãs, pessoas que pensam e entendem o plágio.
      Ah é, meu comentário é bem atrasado, por isso, vou dar algo pra você ver: ROCK IN RIOOO
      Dia 25/09/2011 a banda Angra tocou no dia do Heavy Metal no palco Sunset às 17h15. Eu sei porque eu vi o show do inicio ao fim… Queria que você procurasse e visse… O Parangolé tava lá?? Acho que não né, então foi mal, mas (repito) quem tem que falar AFF somos nós que somos obrigados a ler esse comentário infundado.

      Novamente, adorei o blog Rubens, muita sorte ai!!

  16. eu acho engraçado esse leo falar que a culpa é do compositor (se é que se pode chamar um sujeito que faz musica desse jeito de compositor), jogando tudo em cima do cara. realmente alguem “colou” o riff lá, mas quer dizer que ele não procura saber o que toca não? Se alguem levasse pra ele cantar uma musica xingando a mãe dele, ele iria cantar e se a mãe dele reclamasse, ele iria dizer que a culpa era do compositor também. Esse cara é patético, alguem mande ele preparar o bolso!!!!!

  17. Escuto isso e só penso em uma coisa: cada vez mais o cenário musical brasileiro está se deteriorando.. Onde ja se viu dizer que não é plágio? E o pior é jogar a culpa em cima dos compositores. Isso só me faz ter mais descaso com o parangolé.
    Na minha opnião, banda que não compõe a própria música e tem sucesso em cima das canções de outros não merece nem atenção, não estou dizendo que uma regravação ou até mesmo uma releitura de um sucesso de outro artista é coisa ruim, pelo contrário, mas desse jeito…

    “Parabéns pela homenagem ao Angra”, umas das excelentes bandas que se destacam mundo afora, coisa que talvez o parangolé nunca vai chegar a saber oque é.

  18. Sou advogado e guitarrista amador (estudo música e tento tocar por hobby, um escape da rotina diária) e encontrei seu blog em busca de maiores informações quanto aos “tweets”.

    Parabéns pelo seu artigo, pois está claro e conciso, inclusive constando breves explicações jurídicas sobre “plágio”. Ainda não tive a oportunidade de ouvir a música “tomba aê”, dada como plágio, mas o farei mais tarde para tirar minhas conclusões.

    Sem adentrar na matéria “crime”, o que mais “choca” não é o “plágio” (entre aspas, pois não posso afirmar que houve um), é a reação do integrante, bem como dos fãs do Parangolê. Um músico afirmar – e em público – que não conhece a música e “ouviu falar sobre a banda” é insultar a inteligência dos demais. Deveria analisar as músicas e, se de fato houve erro por parte dos compositores, pedir desculpas pelo ocorrido, pois, de todo modo, teria sido vítima tanto quanto o Angra.

    Todavia, aparentemente, optou pela conivência…
    Vou acompanhar para ver o desfecho.

  19. Pessoas legais que não sabem escrever e vieram defender o Parangolé, poupem seus dedos e saiam correndo, por favor.

    Se veio expor seu ponto de vista, faça com clareza para que o debate seja melhor, por favor!

    Quatro, cinco, cinquenta anos, direitos autorais estão aí pra isso. Acho engraçado ver gente falando sobre tempo como se fosse nada. Pergunta pra esse pessoal: e se chegasse uma pessoa e “usasse emprestado” o seu namorado ou namorada “sem pedir” por quatro anos. Você ia achar que não tem nada a ver ainda?

    Música, meus caros, é paixão. É o sangue e o suor do compositor, são horas de criação, ensaio, gravação, dedicação, para vir outra pessoa e simplesmente “achar maneiro e usar também”. Antes que digam que nem compara, pensem um pouquinho. Como muitos já disseram, plágio é plágio.

    Desejo muito sucesso para ambas as bandas (principalmente para o ANGRA, que merece e MUITO), cada qual com seu devido e merecido público, sempre com o devido respeito entre si e com relação a outros tantos artistas.

  20. Não é à tôa que as bandas de pagode possui o rótulo de ser donas das composições com nível mais baixo.
    Plágio é falta de capacidade. Ele não conhece nem o que a banda dele está tocando. O minimo que ele poderia ter feito, é procurar saber antes de se exaltar.
    Vá estudar música.

  21. Quem é essa gente que não conhece o Angra? Onde vocês passaram os últimos 20 anos? O Angra é uma das bandas mais importantes desse país, sucesso no mundo todo, não existe nenhum músico no Brasil que não conheça o Angra (Apesar que essas pessoas que produzem esse ruído sonoro chamado axé, ou pagode ou seja lá o que for, não podem ser considerados músicos) Muito cinismo esse Léo dizer que nunca ouviu o Angra, eles copiaram o riff da música na maior cara dura e ainda querem dizer que não sabiam. Claro que sabiam!
    Outra, não importa se já foi gravado a 4 anos, plágio é crime e um crime vergonhoso passe quanto tempo passar. O Angra deve sim processar esse grupo!

  22. Eu acho lindo esses “pagodeiros” chegarem aqui falando que não pode ser plágio só porque as músicas são de ritmos diferentes… Aprendam sobre música antes de vir falar uma bobagem dessa! Aliás, é melhor continuarem sem entender de música mesmo…. Se não esses Leo Santanas da vida vão ter que arrumar muita lage pra bater, os fãs vão acabar!

    Sabem porque demorou 4 anos pra alguém descobrir o plágio? Porque o Angra, ou quem gosta de Angra, não escuta Parangolé! Simples!

    Justificar colocando a culpa no compositor, ou no fato de não conhecerem o Angra nem merece comentário… Continuem no seu mundinho mesmo… A gente escuta música boa de cá e vocês rebolam a bunda ao som de porcarias prá lá! =D
    Só torço MUITO pra rolar processo!

  23. Pagodeiro baiano não tem cérebro, ai tem que plagiar até riffs de guitarra, que vergonha, vc tira pela musica reboletion não tem nada mais mesmo assim fez grande sucesso, no Brasil e claro mais o Angra faz sucesso no mundo todo, fica ruim até de comparar rsrsrsrs…

  24. O Angra é plagiado a rodo… rsrsrs…
    A banda Calcinha Preta fez uma versão em português da música “Bleeding Heart” e pelo que o Edu Falaschi (vocalista do Angra) falou em um workshop aqui no Paraná a banda de forró não pediu autorização pra tal versão.
    Além disso, em um artigo do Whiplash se não me engano, a capa do Rebirth do Angra foi copiada por uma banda européia, mas isso foi por coincidencia não por má fé acredito.

  25. Os defensores do grupo Parangolé (em sua grande maioria) insistem em dizer que não houve plágio. Analisando isso (além dos erros de português e falta de coerência na escrita) chego a conclusão de que dois ocorrem dois fatores com tais cidadãos:
    * Eles não conseguem distinguir uma melodia musical (quando insistem em dizer que não tem nada a ver em que não houve cópia)
    * Realmente esse tipo de musica foi e é feito para pessoas com inteligência abaixo da média, que só se preocupa em “balançar” as suas partes intimas, que não conseguem elevar seu nível e aprender e captar coisas boas.

    É triste ver o cenário da musica popular brasileira como está…

  26. Com certeza o Brasil em termos de cultura, está indo cada vez mais pro buraco, só o simples fato de um grupo como o “parangolixo” ter algum reconhecimento já é prova disso, letras que não trazem nenhuma mensagem, nada de atrativo, e ainda assim tem muito reconhecimento no Brasil, agora o Angra, banda com ótimas letras, músicos que estudaram, e simplesmente são os melhores no que fazem, quase não tem reconhecimento no proprio país de origem, e ainda tem gente que apoia o parangolé?!
    ……………

  27. Não adianta tentar explicar que houve plágio a essas criaturas que defendem essa bandinha, se é que parangolé pode ser chamada de banda, se tais indivíduos não entendem nada de música, não são músicos!!!!!!! Angra faz música inteligente, quem curte esse tal de parangolé, certamente tem cérebro atrofiado, portanto, é inútil, é perda de tempo, discutir músca com acéfalos!!!!!!! Vocês tem que estudar primeiro, e estudar muito!!!!!!! Esse mundo tem que acabar em fogo mesmo!!!!!!!

  28. essas bandas de axé e principalmente “forro universitário” estão sempre plagiando e estragando músicas de pessoas dignas e competentes, já ouvi varias copias ridículas de bandas de rock internacionais dos anos 80 , como por exemplo TOTO que uma banda de forro gravou…., acredito que os compositores estrangeiros nem sabem dessas aberrações que acontece aqui no Brasil ou simplesmente acham graça por ser um pais de terceiro mundo.

  29. O Parangolé ta mais no ”aogi” que no auge né Lázaro? kkkkkkk
    Concordo que o Parangolé tem os fãs que merece, sorte que quem gosta de Angra tem cultura.

  30. Pq vcs continuam discutindo?Nenhuma das duas músicas fizeram sucesso mesmo.. ninguém tinha reparado o tal “plágio” .. alguém pode responder como descobriram? o pessoal do rock estava ouvindo pagodes antigos? Ainda não acho q seja plágio…

    Obs: A forma errada de escrever não é pq é fã de uma certa banda… e sim pq no Brasil (principalmente no nordeste ) não existe uma educação digna.. e somos discriminados por isso…

  31. parangole merece é ser extinta do mapa …. como todas as outras bandas de pagode ¬¬

    o pagode plageia tudo do rock o estilo as roupas os cabelos e agora ate as musicas –‘

  32. alguém tem mais notícias a respeito dessa história? queria saber se o angra vai processar mesmo ou não. fiquei imaginando os integrantes da banda quando ficaram sabendo disso… e o pior foi descobrir depois que até uma banda italiana havia plagiado outra música da banda!

  33. Cara meu ultimo comentario naum foi valido, ms tudo bem vamos ser civilizados. A vontade q eu tenho é de xingar esses caras ate eles resolverem estudar musica, nunca imagineii em minha vida ver um video com um trecho de Nova Era sendo tocado na bahia por um grupo de pagode =/ Angra tem msm é q processar esses caras.

  34. Respondendo sua pergunta Aline, 1º o fato num é q noiss do Metal estavamos escutando “pagodes antigos” quase todu Metaleiro tem que conviver com esse inferno, esse sofrimento de ter as vezes que escutar musicas criadas em um dia ¬¬.. ii não poder fazer nada, eu particularmente toh cansando de ouvir na rua (Thuh Bira Biron¬¬) sem contar aquelas q são do inicio ao fim pornografia. 2º vc si emgana ao falar que nenhuma das duas fez sucesso, vamos ser radicais ii verdadeiros, a musica dessa tal de Parangolé faz sucesso na Bahia creio eu ne? porq na bahia qualquer lata batendo ja faz sucesso.. isso entre eles OK?!… Nova Era é uma das melhores musicas do Angra,,, SUCESSO no exterior….sucesso em varios paises e no Brasil nem si fala…(não é qualquer banda que consegue tocar nova era). 3º Isso dai é Plágio sim…o guitarrista dessa banda falou que esse trecho realmente é do Angra. 4º O fato da maioria da população não saber escrever, acredito eu que vem da parte de qm quer, qm quer aprender alguma coisa vai atraz…o Brasil naum é o pior pais do mundo é só o fato de muitas pessoas andarem em cultura pobre e sem criatividade, para vc entender oq toh falando vai um exemplo. Um cara que gosta de pagode dos 8 aos 16 anos ele vive sem fazer nada(toh falando em relação a cultura musical) só na praia curtindo um ritimo sem criatividade, ouvindo pornografia. Um cara que gosta de Metal seja la qual for :Trash, Death, Heavy, White, Black, power, speed ou progressive, ele por gostar de um ritimo que requer grande abilidade e conhecimento musical vem a vontade de conhecer musica, de saber sobre musica, em fim de ser um musico…abrangendo seu conhecimento sobre musica em varias areas incluindo jazz e Blues que tem diferenças entre eles mas não muitas. Em fim, o Rockeiro dos 8 aos 16 anos vive trancado em um quarto estudando musica enrriquecendo sua mente a fim de ser um musico. Se todos fossem assim(em todos os ritimos musicais seja la qual for) o país e as pessoas que vivem nele seria diferente.

  35. talvez, eles achem q Angra seja estrangeira pelo fato das músicas serem cantadas em inglês. ficando à vontade, achando q ninguém descobriria.

  36. O que mais impressiona é a capacidade que o brasileiro em sua maioria tem de cada vez mais se enterrar na sua enebriante falta de cultura !
    Alias, cultura é uma coisa que pra muitos aqui no brasil é um palavrão. Um povo que não respeita nada nem ninguem. Esse tal de Léo Santana por exemplo,que ” artista ” mais sem noção.
    Desprovido de inteligência e principalmente desrrespeitoso com os músicos do Angra e com os seus proprios fãs. Vomitando palavras de baixo calão, o mesmo tenta de forma desesperada
    defender seu deficiente ponto de vista!
    A música foi feita para transmitir sentimentos !
    Raiva, amor, dor, protesto. No entanto oque vemos na sua maioria é uma gama de criações e copias xulas.
    ” arte ” sem nenhum propósito sendo banhada e agracejada por uma multidão desprovida de percepção doque é bom ou ruim!
    Vale lembrar que para ter cultura não é preciso ser filho de marajas, juízes, médicos e afins!
    Tudo provem do interesse e discernimento adiquirido. O que pra algumas pessoas como esse que se diz cantor parece ser impossivel!

  37. O que mais impressiona é a capacidade que o brasileiro em sua maioria tem de cada vez mais se enterrar na sua inebriante falta de cultura !
    Alias, cultura é uma coisa que pra muitos aqui no brasil é um palavrão. Um povo que não respeita nada nem ninguem. Esse tal de Léo Santana por exemplo,que ” artista ” mais sem noção.
    Desprovido de inteligência e principalmente desrrespeitoso com os músicos do Angra e com os seus proprios fãs. Vomitando palavras de baixo calão, o mesmo tenta de forma desesperada
    defender seu deficiente ponto de vista!
    A música foi feita para transmitir sentimentos !
    Raiva, amor, dor, protesto. No entanto oque vemos na sua maioria é uma gama de criações e copias xulas.
    ” arte ” sem nenhum propósito sendo banhada e agracejada por uma multidão desprovida de percepção doque é bom ou ruim!
    Vale lembrar que para ter cultura não é preciso ser filho de marajas, juízes, médicos e afins!
    Tudo provem do interesse e discernimento adiquirido. O que pra algumas pessoas como esse que se diz cantor parece ser impossivel!

  38. LEO SANTANA não fica triste esse povo não sabe que fala não sei porquê esse povo é contra você.Você não merece isso a BANDA PARANGOLÉ é a melhor do mundo pelo menos eu acho mas eu lamente muito tou muito triste com essa pessoa que vez esse processo contra você.Vou tar do teu lado sempre,mas uma coisa você não sabe que eu existo mas eu sei que você existe pra mim mas,você é uma pessoa muito especial pra mim EU TE AMO MUITO e nuca vou deixar di te amar sempre você estará no meu CORAÇÃO..TE AMO MUITO MEU ANJO…

  39. vamos deixar de briga, pq o angra ñ ér melhor do q ninguém, mt menos melhor do q o parangolé, parangoleiros, ñ liguem eles inventaram esse plágio agr só pq, o angra foi esquecido, e a banda do parangolé e um sucesso.

  40. e quem chamou parangolé de podre, ñ sabe q mas podre e quem chama, vamos se respeitar a si próprio, e respeitar os outros tbm, qq aqq agente somos todos irmão,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.